terça-feira, 23 de outubro de 2007

Como se pode posicionar o nutricionista que comunica sobre ciência?

Um nutricionista, que normalmente comunica sobre a ciência produzida por outros, deve simplificar e descodificar essa informação, assim como avaliar a sua qualidade e veracidade. Assim, a pessoa que comunica ciência deve funcionar como um “coador”, ou seja, filtrar a informação que interessa ao público-alvo e transmiti-la de um modo perceptível.
Para além disso, o comunicador deve ter cuidado com as posições que toma em relação a determinados temas, visto que pode ter grande influência no público. Para ilustrar esta situação, apresentamos um debate em que um jornalista científico toma uma posição controversa:

2 comentários:

Anónimo disse...

Embora concorde com a cautela que há a ter, ao passar certo tipo de informação para as massas, tenho de admitir que acho este debate extremamente interessante! Sempre que alguém põe em causa, conceitos que são tidos como verdades absolutas, eu interesso-me ! Acho que estas "pedradas no charco" têm um papel muito importante na evolução da ciência. Normalmente as pessoas só acreditam naquilo que vêem e isso, quanto a mim, também é um tanto perigoso !

MJ

Anónimo disse...

De facto o espírito crítico é uma condição imprescindível à análise do conhecimento científico, tendo uma relevância aumentada quando nos encontramos no papel de disseminadores desse mesmo conhecimento.